G.E.T.U.H.

GRUPO ESPÍRITA TRABALHADORES DA ÚLTIMA HORA

O que é a Campanha de Fraternidade Auta de Souza. (EFAS)


A Campanha de Fraternidade é um dos instrumentos de que se valem os Centros Espíritas para a realização da assistência social e a propagação do Evangelho de Jesus. É ela um componente de um todo, para um objetivo único - a prática da caridade, material, moral e espiritual - via pela qual chegaremos todos, um dia, até Deus.

A Campanha de Fraternidade “Auta de Souza” é uma campanha de rua que se destina a levar a sublimidade dos ensinos de Jesus, através da Doutrina Espírita, aos lares visitados, de porta em porta, sob a forma de uma palavra de conforto e de bom ânimo, de um ensinamento ou de uma amorosa vibração através de mensagens transmitidas pelos Espíritos responsáveis pela Evangelização do Brasil, e, bem assim, angariar donativos para as famílias carentes de ajuda em alimentos, roupas, agasalhos, etc.


Vem e Ajuda... é o divino convite que ecoa em nossos corações, porém o mesmo deve estar sempre presente como uma chama viva e de fé e amor ao semelhante, porque, se não tivermos amor, embora dando todos os haveres inclusive as roupas do corpo, não teremos caridade.

 

Objetivos


"Divulgar a Doutrina Espírita nos lares, de porta em porta, através da difusão de mensagens de Espíritos reconhecidos evangelizadores [...]."

 

A Idealização da Campanha de Fraternidade

 

"Em junho de 1952, por força maior, fui obrigado a transferir minha residência para a Capital de São Paulo e lá chegando tornei-me um frequentador assíduo da Federação Espírita, especialmente de seu então pequeno Departamento de Assistência Social, achando-se em sua direção o nosso prezado companheiro de jornada, Sr. José Gonçalves Pereira. À vista das dificuldades que os irmãos do Departamento enfrentavam para dar assistência às poucas famílias que na época eram assistidas e sentindo também a necessidade de serem abertas novas frentes de trabalho, uma vez que os Espíritas continuavam transmitindo suas mensagens em ambiente fechado ao invés de levá-las ao encontro das almas necessitadas e ávidas de novos conhecimentos, isto é, levar às residências a mensagem de amor, de felicidade e de beleza que há muito a Revelação Espírita nos vem proporcionando, através de nosso muito querido médium Francisco Cândido Xavier, e bem assim dar a oportunidade aos lares de prestarem a caridade, dando-nos a sua sobra, é que concluí que só uma campanha de rua viria suprir aquelas necessidades. Assim, então deliberei organizar a campanha do quilo, mais bem estruturada e melhor organizada e padronizada, a fim de que crescesse e se fortificasse não só em São Paulo, mas em todo o Brasil. Em 3 de fevereiro de 1953, às 20:00 horas, em uma das dependências da Federação Espírita, à Rua Maria Paula, 158, reuni alguns amigos e expus a minha ideia de criação da campanha, a qual seria denominada de Campanha de Fraternidade; sendo estudada carinhosamente pelos companheiros, foi aprovada e marcado seu início para daí a um mês, ou seja, em 3 de março de 1953." Nympho Corrêa (Campanha de Fraternidade Auta de Souza: Bases e regulamentos, 2. ed., p. 18-19).

 

A Campanha de Fraternidade passa a levar o nome de Auta de Souza


"Após vencidas as primeiras lutas chegavam de Pedro Leopoldo, por intermédio de nosso muito querido Francisco Cândido Xavier, os primeiros incentivos do Alto, partido de um coração amoroso, cheio de boa vontade, o de Auta de Souza, em mensagens encorajadoras, concitando os caravaneiros a se unificarem no trabalho perseverante de levar aos lares a palavra amiga, a mensagem esclarecedora referente à Boa Nova de Jesus, no 'Ide pois, dois a dois e pregai o meu Evangelho' e também nos assistindo, nos inspirando e nos amparando nas lutas em prol da continuidade dos trabalhos. Daí surgiu a idéia de dar seu querido nome à Campanha, passando, assim, a se denominar 'Campanha de Fraternidade Auta de Souza'. Das muitas mensagens que ela nos encaminhou, destaco as primeiras que são: Vem e Ajuda, Agora, Escuta, Bendita Sejas, Divide, Migalha, Oração de Hoje, Pensa, Sublime Encontro, Aos Caravaneiros do Bem."

Nympho Corrêa. 

O Encontro Fraterno Auta de Souza (EFAS) é um evento espírita que proporciona aos seus participantes a troca de experiências, estudo da Doutrina Espírta e trabalho no campo do bem. Este evento ocorre geralmente nos fins de semana e é realizado por várias Casas Espíritas espalhadas pelo Brasil.
O EFAS oportuniza às varias cidades que o sediam, uma chuva de luz e bênçãos incentivando os trabalhadores espíritas, em suas tarefas, a implantação de várias atividades assistenciais e doutrinárias.
Para realizar um Encontro Fraterno, um representante da Casa Espírita deve comparecer à CONCAFRAS-PSE e solicitar que sua Casa realize um Encontro Fraterno. Todos os Encontros Fraternos são agendados durante a realização da CONCAFRAS-PSE.

 

http://www.concafras.com/concafras/